terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paris

Ahhhh Paris!
Enfim chegamos a Paris em plano verão! a cidade fica  a mil!
embarcamos na itália e levamos cerca de 2 horas para chegar no aeroporto de Orly, em Paris.
Chegando lá já compramos o PARIS VISITE no guichê da RATP,um ticket que nos dá direito a andar de metrô , RER e algumas linhas de ônibus durante 1,2,3 ou 5 dias , nas zonas 1 -3 ou 1-6. Optamos por 5 dias nas zonas 1-6 porque incluem  Versailles, Euro disney, aeroportos de Orly e Charles de Gaule dentre outros.(valor: 49 euros).
Da estação de Orly Sul, que fica dentro do aeroporto, pegamos um metrô pequeno que nos levou até a estação Antony, de lá seguimos pelo RER B para a estação Chatelêt les Halles andamos um pouco até achar dentro da estação um guarda que nos orientou sobre como pegar o metrô para a estação Etienne Marcel , a mais próxima do hotel. Lá aprendemos uma lição valiosa pra quem chega, você precisa saber o nome da estação final para pegar o trem na direção correta. Pegamos um metrô para a Etienne Marcel no sentido contrário e precisamos descer  e mudar para a direção certa...
 Logo depois de deixar a mala no hotel seguimos para uma caminhada onde passamos pelo museu do Louvre, por fora mesmo, seguimos para as margens do Rio Sena e caminhamos até a Torre Eifell. Passeio simplesmente perfeito e contamos com a vantagem de que a cidade só escurece depois das 21 horas.

 As melhores fotos da Torre são tiradas de longe mesmo. Pra quem me conhece pode imaginar a emoção de avistar a Torre pela primeira vez. Incrível!!!
A cidade fica super agitada no verão, nessa foto mesmo da Torre haviam muitas pessoas passando de bike e interagindo.
Os arredores da Torre ficam cheios a noite, muitos turistas de todos os lugares possíveis e imagináveis saem e a cidade fica muito agitada. Nessa noite passeamos pela Torre e lá mesmo já procuramos algum lanche, fomos a um quiosque bem tradicional de lá comer um bom hot dog e crepe nos surpreendemos com o atendimento, pessoas super descontraídas, quando descobriram que éramos brasileiras ai que se divertiram mesmo tentando se comunicar e tia cida fazendo as mímicas dela, um barato... Arranhei um pouco de francês e conseguimos ao menos comer!rss não passei vergonha dessa vez!kkk Saindo so quiosque fomos em busca do metrô e logo encontramos um casal (recém- casados) nítidamente brasileiros (camisa do Brasil) naturais do Rio foram super simpáticos e compartilharam um pouco do que sabiam e até nos orientaram no metrô. Eles estavam num tur e saindo de lá se não me engano iriam para Veneza, chique neh???
aproveito pra deixar um abração pra esse casal simpático, Mariana e Batata do Rio.

San Marino

San Marino, uma cidade linda, com castelos e muita história.
Fomos à San Marino para levar o Matteo, filho da tia Rosângela, para uma escolinha de futebol durante as férias do Juventus, ele e mas três amigos foram para o hotel San Giusepe e por lá ficaram uma semana se divertindo.
Aproveitamos a ida a San Marino para conhecer o comércio que fica dentro do castelo, um ótimo lugar para comprar perfumes, enfim comprei meu J'adore da Dior, os preços de lá são melhores do que dos duty free dos aeroportos que passamos. As cerâmicas também fazem sucesso e existem inúmeras lojas com bijouterias, souvenirs e uma lojinha com artigos de Natal que funciona o ano inteiro.
Lá provamos uma Piadina, um tipo de panqueca de salame e mussarela, bem gostosa.



Ao final vimos os guardas que cuidam do Castelo e aproveitamos para assistir uma apresentação dos artistas locais super interessante.
Na entrada da cidade existe um museu da aviação com vários modelos de aviões expostos as crianças ficam fascinadas. Um ótimo passeio , recomendo!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Florença - parte 2

Bom, além de história Florença tem muitas outras coisas interessantes!!!
Para as mulheres que gostam de umas comprinhas na época que fomos (verão -julho / agosto) as lojas estava com muitas promoções bastante compensadores mesmo sendo em euros, comprei uma calça jeans por 12 euros, de uma marca que, segundo minha tia que vive lá, é bem conhecida.
Além disso provamos uma granita (tipo de gelo batido com sabor de frutas).
Ahhh os quadros, na frente da catedral existem vários cambistas vendendo de tudo principalmente quadros pintados a mão com desenhos super lindos da cidade. Fiquei tentada e acabei comprando, dica: negociem! o primeiro saiu por 10 euros e o segundo por 5 euros....
A polícia apareceu bemmm na hora que estávamos comprando e descobri pela minha mais nova tia que é proibido vender e comprar também, sujeito a penalidades! a tia que já mora lá há mais de 20 anos soube contornar o problema, pra quem for lá fique atento!!! rs




Vale muito a pena subir na praça de Michelangelo lá no topo da cidade você tem uma vista panorâmica da cidade imperdível, não suba a pé, não vale a pena, o ônibus custa 2 euros aproximadamente e vale cada centavo!





Encontramos uma família Brasileira que já vive lá há anos e vendem lenços e gravatas...
Ahh encontrei uma bolsa super legal que dei de presente pra mamis, ela amou!
Bom , por hoje é só!até o próximo post onde vamos pra San Marino (onde acontecem os GP da Fórmula 1)...
bjos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Firence - Florença

" Ruas estreitas tomadas por lambretas e berço do Renascimento, tem palácios e monumentos em cada esquina. No século 15, era o centro do mundo, atraindo o talento de gente como Leonardo da Vinci, Donatello, Michelangelo,Galileu, Brunelleshi, Rafael.. Na Piazza della Signoria, uma réplica de Davi de Michelangelo, na Galeria degli  Uffizi, encontre Vênus de Botticelli, no Corredor Vasariano, uma passagem construida 1565 pelo arquiteto Giogio Vasari para os Medicis (Família de banqueiros e déspotas que financiou o Renascimento).Outro lugares imperdíveis : O Jardim Bóboli, a Ponte Vecchio sobre o rio Arno, a Catedral no alto do Duomo ". Fonte:Europa para Iniciados e Iniciantes
Para passar um dia conhecendo Florença acordamos bem cedo (5:40) e embarcamos no trem, foram cerca de 2 horas de Massa para lá...


A ida e volta custou aproximadamente 20 euros.
Chegando lá caminhamos pelas ruas estreitas e históricas tendo como ponto de partida a Il Duomo (Catedral de Santa Maria dei Fiori), projetada inicialmente em 1926, o Duomo foi na realidade obra de muitos arquitetos que enfrentavam enormes desafios técnicos para criar o que provavelmente seja a maior realização renascentista, a catedral ostenta uma enorme cúpula octogonal de Felipe Brunellechi (A maior do mundo quando foi construída e hoje símbolo por excelência de Florença), seu interior abriga o enorme afresco Juízo final, de Giorgio Vasari e Federico Zucarri, vitrais de Lorenzo Chiberte, e o grande relógio de Paolo Uccelo, na parede da entrada. A fachada de mármore vermelho, branco e verde foi um acréscimo feito no século XIX. Tem dois batistérios, com " As Portas do paraíso", célebres obras de bronze criadas por Ghiberti e o esguio campanário de Giotto, com vista para Florença renascentista no topo dos seus 414 degraus.


Caminhada em Massa

Fico tão empolgada qnd estou de férias que acordar cedo até deixa de ser uma tortura, acordamos (eu e tia Rosângela) 6:00 para fz caminhada pela orla da praia, mas a paisagem foi super compensadora...




Como curisosidade descobri duas coisas: Lá o sistema de coleta seletiva já existe mas nem todos são adeptos como não é obrigatória faz quem quer. A tia precisou colocar o lixo reciclável no carro e ir a uma lixeira com compartimentos para cada tipo de lixo, um pouco distante da sua casa.
Ahh outra coisa que achei interessante é a entrega dos pães, eles pagam mensalmente e o pão é entregue todas as manhãs em casa, o pão de lá nada tem a ver com o nosso francês ele é grande e tem uma massa bemmm consistente (Acabei esquecendo de tirar uma foto). O pão está presente em quase todas refeições.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Noite de Gastronomia...

Fomos conhecer a Pizza Italiana, famosa em todo mundo era motivo de muita curiosidade pra mim. A pizzaria tinha um clima bem familiar as pizzas eram individuais do tamanho aproximado de 4 fatias da nossa pizza e a massa era fina. Precisei de ajuda pra decifrar o cardápio, nem tudo é o que parece: a pizza de calabreza era bem apimentada. A experiência foi ótima e finalizamos com uma deliciosa pizza de nutela!
Em seguida fomos provar o Gellato Italiano, que também amei, muitos sabores diferenciados, mas como adoro chocolate provei chocolate com pistache.delícia!!!

                                                                  Matteo, eu e tia Cida

   Mostrando os sabores do Gellato, aqui tivemos a história curiosa do atendente da foto, que namora com uma brasileira e em breve  ela vai se mudar para Massa. 

  Tia Cida provando o Gellato

Depois de provar tantos sabores fomos à orla da praia que durante o verão é bem movimentada com as feiras de artesanato e artistas se apresentando...
A cidade tem belas praças que acabam atraindo também um grande número de turistas.




Centro de Massa



Marina de Carrara

Famosa pela produção do Mármore de Carrara, o município de Carrara é cercado por montanhas até o mar. O Mármore de Carrara é famoso por ter sido usado desde a Roma antiga, inclusive utilizado para construir o Panteão. Esse foi um dos primeiros passeio que fizemos nessa Região Toscana da Itália.
Caminhamos pela cidade observando os costumes e a beleza da cidade. Em Marina vimos lavanderias Self service- você coloca o dinheiro na máquina coloca sua roupa e depois leva no seu cesto sem ninguém para te atender. As imobiliárias divulgam seus anúncios no vidro da loja em pequenos cartazes, quem passa na rua olha pelo vidro e verifica se algo lhe interessa...

Mas o que mais me impressionou foi o horário de trabalho, muitas lojas possuem o horário de abertura 9:30, fecham para o almoço as 12:40 e reabrem só as 16:30 fechando por volta das 19:40. Os italianos chegam a ter 4 horas de almoço!!!rs


Completamos nosso passeio pela praça e lojas...



Arrivederci !!!(até logo)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Itália!


Fomos recebidas no aeroporto Galileo Galilei, em Pisa, com direito a flores (Girassóis) pela tia da Carol , Rosângela e seu marido, Bruno. Passamos por um caminho bem bonito cercado de montanhas até chegar em Massa. Lá almoçamos uma bela Lasanha (Ma donna Mia!!!) uma delícia, descansei um pouquinho e já topei ir para praia. A mudança do fuso nos deixam bem cansados, mas segundo minha mais nova tia o melhor mesmo e dormir no horário que temos costume e no dia seguinte dormir um pouquinho mais pra acostumar. (e deu bem certo)



Sobre a praia...
Lá a praia não tinha um nome específico (tipo: Copacabana, praia do forte, praia do futuro...) , cada quiosque que entrávamos tinha um nome e esse era o nome da praia...rsrs
diferente neh??? além disso a praia que fomos, em Massa, parecia mais uma piscina natural, com poucas ondas e o melhor: uma temperatura morna ótEma. As pessoas nadavam e brincavam há uma distância grande da margem, achei um pouco arriscado. Ahhhhh e os quiosques alugam mesas e cadeiras por temporada, alugam durante todo o verão e aquela mesa com cadeiras que você aluga ninguém senta, mesmo que você não tenha ido para a praia. Eles não ficam te paparicando e oferecendo o cardápio, se quiser levante, faça e busque seu pedido. O que as pessoas gostam são as Granitas * (tipo um gelo moido com sabor de frutas). Nada de espetinho de camarão (ohhh dó). As pessoas saem para mergulhar e ninguém (pasmem)  precisa ficar vigiando as bolsas, câmeras e etc. Outro ponto favorável é a beleza das pessoas e a animação, eles VIVEM o verão intensamente, todo dia que podem estão na praia,  enquanto existe calor.




* Wikipédia: Granita ou granita siciliana é uma sobremesa semi-congelada preparada com açúcarágua e frutas, oriunda da Sicília. É também possível encontrá-la noutras regiões da Itália, com algumas variações. Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Granita

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Chegada na Europa

Entramos pelo aeroporto de Madrid, nunca imaginei um aeroporto tão grande, nossa primeira impressão foi ruim, por ser umas 7:00 não havia ninguém para dar informações ficamos rodando de um lado pra outro com várias outras pessoas que não encontravam a saída, depois de um tempinho localizamos alguns funcionários próximo a uma estação de metrô, isso mesmo, lá havia um metrô próprio do aeroporto que nos levava para a saída ou para o embarque em outro vôo.
Chegando nessa outra parte haviam balcões de informações inclusive da companhia e   carrinhos para transportar a bagagens gratuitos, seguimos para uma fila onde passávamos pelos detectores, lá os carrinhos não podiam passar, tivemos que tirar os sapatos e cinto, tudo que você estiver carregando passa pelo "raio X".
Com relação à Alfândega foi muito tranqüilo, estávamos com toda documentação em dia: passaporte válido, seguro de saúde, dinheiro exigido para os dias, cartão de crédito internacional.Como minha tia foi a frente ela logo falou que eu estava junto com ela, não me perguntaram nada, apenas carimbaram meu passaporte. Depois de tantas histórias de brasileiros sendo mandados de volta pra casa confesso que passar por lá tão tranquilamente foi um alívio.
No aeroporto de Madrid tínhamos duas horas antes do embarque, andamos pelas lojas, encontramos uma Zara com muitas promoções. Já vimos algumas out lets, o paraíso das compras de make e perfumes, mas só passamos nessas lojas na volta.

Roteiro...

Como definir o seu? Primeiro acredito que seu roteiro deve ser baseado no seu gosto pessoal, aquele lugar que você sempre quis conhecer ou que tem algo que atraia sua atenção, sejam monumentos, belas paisagens, museus, gastronomia, algum lugar que viu num filme...
Depois do seu gosto é importante também o gosto de quem está viajando com você é preciso chegar num acordo.
Nosso roteiro começou em Massa na Itália pelo parentesco e pela amizade e a partir daí saímos para a França por 5 dias escolha baseada pelo meu sonho, tia Cida já conhecia Paris, mas não tinha entrado em vários pontos turísticos. Depois fomos para Portugal, ficamos uns 3 dias também motivada pela minha amizade com a Taci que mora em Portugal com seu marido Pedro. Em seguida uma breve escala em Londres de apenas um dia (porque tão pouco tempo em Londres? Minha irmã acabava de se mudar para Londres para passar uma temporada de intercâmbio)  tínhamos a princípio 5 horas em Londres, que acabaram virando depois um dia, mais a história é longa depois conto com detalhes!
Custos, outro fator importante. Cabe no seu orçamento? Na hora de fazer o cálculo some tudo que posso onerar sua viagem: Passagem de avião ou  trem, taxi ou metro, alimentação, lembranças, entradas nos pontos turísticos, gorjetas e  comprinhas.
Em breve vou postar a planilha que consegui na net de um mochileiro, muito útil para estimar os custos antes mesmo de sair.
Na nossa viagem cogitamos incluir Veneza ou Roma, mas optamos por viajar apenas para  Paris , Lisboa e Londres. Ganhamos de brinde belas cidades da Itália: deixamos por conta da nossa anfitriã que além de Massa nos levou para San Marino, Florença, Pisa e Serravalle.

Escalas

Na hora de comprar a passagem é muito importante se atentar para o tempo das escalas, a duração pode fazer com que sua chegada ou saída de um país seja muito mais longa e cansativa. Saindo de Brasília  tivemos escala em São Paulo de 5 horas, depois pegamos o vôo que parava ainda em Madrid(o aeroporto de Madrid é um capítulo a parte, muito grande, é preciso pegar um trem do próprio aeroporto para chegar na área de embarque), foram mais 2 horas e só depois fomos para Pisa. Se possível compre passagens de vôos diretos , sem mudança de aeroporto. Em outro vôo, para Londres, observei só depois de comprar a passagem que a chegada era no aeroporto Heathrow e a saída do aeroporto Gatwick gasta-se muito mais com transporte e você ainda corre o risco de não chegar no outro aeroporto  tempo.

domingo, 31 de outubro de 2010

O Planejamento

Apesar de sonhar desde sempre com essa viagem o preparo foi muito rápido. A tia da Carol(uma prima muito querida), Rosângela mora na Itália e de 3 em 3 anos tia Cida e Carol vão visitá-los  (ela vive com o marido Bruno e o filho Matteo). Um ano antes começamos a conversar sobre a viagem e a tia da Carol que estava ansiosa por revê-las nos incentivou bastante. Fez inúmeras pesquisas em sites italianos dando dicas sobre quando seria melhor visitar os outros países que desejávamos conhecer.
Mas no começo desse ano chegou uma notícia ruim, não iríamos mais, cancelei o plano da viagem com elas e comecei a pesquisar como realizar a viagem só. Entrei em inúmeros sites e fui anotando e salvando inúmeras dicas que foram muito úteis.
De repente tudo mudou, elas iriam de novo! rss
Adorei a idéia, gosto de viajar com mais pessoas, acho que é mais divertido.
Começamos a procurar passagem para Itália, no aeroporto de Pisa (Galileo Galilei) viagem marcada para julho de 2010. Viajante inexperiente procurei uma agência para nos ajudar a encontrar uma passagem para o dia que desejávamos, pesquisei também em inúmeros sites e não estava encontrando passagens por um bom preço. Como Carol e Cida decidiram ir faltando poucos meses os preços já tinham subido chegava a uma diferença de R$1.000 a R$ 2.000 a mais, por isso pesquisem! a agência conseguiu o melhor preço e decidimos fechar com eles num voo Ibéria (nos próximos posts vou contar mais um pouco sob minha experiência com essa companhia). Descobri que as agências fazem reservas de passagens que são exclusivas para agências, ou seja, não aparecem para o turista que pesquisa no site da empresa. As vezes alguém desiste da reserva, que pode ficar por poucos dias e ai elas são disponibilizadas para a agência vender. Foi exatamente o que aconteceu com agente, surgiram 3 passagens pra gente. Marcamos de comprar as passagens juntas, mas minha tia não pôde ir então comprei apenas a minha no dia 19/05 e ficou combinado pra tia Cida comprar a dela e da Carol no dia seguinte. Mal sabia que nem tudo estava tão resolvido como parecia. No dia seguinte outra surpresa: Carol descobriu que as férias da sua faculdade começavam no dia seguinte ao nosso embarque e desistiu de ir, quando liguei , sua mãe estava na agência comprando passagem só pra ela e Carol aguardava no carro frustrada. Ow tristeza quando soube disso...
mas o show não podia parar.
Depois que eu e tia Cida compramos a passagem acho que a Carol caiu em si, percebendo que não ia, botou pilha na mãe e nós fomos atrás de uma passagem para umas duas semanas antes da gente e volta também antecipada, ficaríamos juntas na Itália por uns 7 dias. Empenhei-me muito pra achar essa passagem porque realmente queria que ela fosse, mas passadas algumas semanas não estávamos localizando a passagem por um bom preço o que levou minha tia a desistir da compra dessa passagem. Ficou definido: iríamos eu e tia Cida.

Diário de viagem...

Minha irmã me falou que viu um Diário de viagem na papelaria próximo ao seu trabalho, pedi e acabei recebendo de presente uma da Tilibra. Muitooo útil: tem espaço para: dados do viajante, colocar informações sobre vôos, dicas para avião, trem, carro, lista de objetos indispensáveis para a viagem, chek list de roupas e geral, direitos do viajante, vestuários e calçados no mundo, conversão de peso e medidas, fuso horário, moedas internacionais, ligações internacionais e feriados internacionais. Além disso, espaço para você preencher dicas de amigos, restaurantes, hoteis, museus, lojas, encomendas, presentes para,  não posso deixar de ver, não posso deixar de fazer, finanças, telefones úteis, pessoas que conheci, anotações gerais e o diário que tem muito espaço pra escrever o que se passou (fonte valiosa para esse blog). Para os mais organizados um prato cheio, pra quem não é ajuda bastante.

Quando tudo começou...

A partir de um desejo imenso de conhecer o mundo comecei a planejar minha primeira viagem para a Europa e o sonho finalmente saiu do papel. Aqui começam os primeiros passos de alguém que sempre quis desbravar o mundo, conhecer culturas, pessoas, costumes, gastronomia, paisagens, monumentos...
Enfim,  há um mundo inteiro pela frente que apenas comecei a desbravar, espero que você também conheça.