Como definir o seu? Primeiro acredito que seu roteiro deve ser baseado no seu gosto pessoal, aquele lugar que você sempre quis conhecer ou que tem algo que atraia sua atenção, sejam monumentos, belas paisagens, museus, gastronomia, algum lugar que viu num filme...
Depois do seu gosto é importante também o gosto de quem está viajando com você é preciso chegar num acordo.
Nosso roteiro começou em Massa na Itália pelo parentesco e pela amizade e a partir daí saímos para a França por 5 dias escolha baseada pelo meu sonho, tia Cida já conhecia Paris, mas não tinha entrado em vários pontos turísticos. Depois fomos para Portugal, ficamos uns 3 dias também motivada pela minha amizade com a Taci que mora em Portugal com seu marido Pedro. Em seguida uma breve escala em Londres de apenas um dia (porque tão pouco tempo em Londres? Minha irmã acabava de se mudar para Londres para passar uma temporada de intercâmbio) tínhamos a princípio 5 horas em Londres, que acabaram virando depois um dia, mais a história é longa depois conto com detalhes!
Custos, outro fator importante. Cabe no seu orçamento? Na hora de fazer o cálculo some tudo que posso onerar sua viagem: Passagem de avião ou trem, taxi ou metro, alimentação, lembranças, entradas nos pontos turísticos, gorjetas e comprinhas.
Em breve vou postar a planilha que consegui na net de um mochileiro, muito útil para estimar os custos antes mesmo de sair.
Na nossa viagem cogitamos incluir Veneza ou Roma, mas optamos por viajar apenas para Paris , Lisboa e Londres. Ganhamos de brinde belas cidades da Itália: deixamos por conta da nossa anfitriã que além de Massa nos levou para San Marino, Florença, Pisa e Serravalle.