terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paris

Ahhhh Paris!
Enfim chegamos a Paris em plano verão! a cidade fica  a mil!
embarcamos na itália e levamos cerca de 2 horas para chegar no aeroporto de Orly, em Paris.
Chegando lá já compramos o PARIS VISITE no guichê da RATP,um ticket que nos dá direito a andar de metrô , RER e algumas linhas de ônibus durante 1,2,3 ou 5 dias , nas zonas 1 -3 ou 1-6. Optamos por 5 dias nas zonas 1-6 porque incluem  Versailles, Euro disney, aeroportos de Orly e Charles de Gaule dentre outros.(valor: 49 euros).
Da estação de Orly Sul, que fica dentro do aeroporto, pegamos um metrô pequeno que nos levou até a estação Antony, de lá seguimos pelo RER B para a estação Chatelêt les Halles andamos um pouco até achar dentro da estação um guarda que nos orientou sobre como pegar o metrô para a estação Etienne Marcel , a mais próxima do hotel. Lá aprendemos uma lição valiosa pra quem chega, você precisa saber o nome da estação final para pegar o trem na direção correta. Pegamos um metrô para a Etienne Marcel no sentido contrário e precisamos descer  e mudar para a direção certa...
 Logo depois de deixar a mala no hotel seguimos para uma caminhada onde passamos pelo museu do Louvre, por fora mesmo, seguimos para as margens do Rio Sena e caminhamos até a Torre Eifell. Passeio simplesmente perfeito e contamos com a vantagem de que a cidade só escurece depois das 21 horas.

 As melhores fotos da Torre são tiradas de longe mesmo. Pra quem me conhece pode imaginar a emoção de avistar a Torre pela primeira vez. Incrível!!!
A cidade fica super agitada no verão, nessa foto mesmo da Torre haviam muitas pessoas passando de bike e interagindo.
Os arredores da Torre ficam cheios a noite, muitos turistas de todos os lugares possíveis e imagináveis saem e a cidade fica muito agitada. Nessa noite passeamos pela Torre e lá mesmo já procuramos algum lanche, fomos a um quiosque bem tradicional de lá comer um bom hot dog e crepe nos surpreendemos com o atendimento, pessoas super descontraídas, quando descobriram que éramos brasileiras ai que se divertiram mesmo tentando se comunicar e tia cida fazendo as mímicas dela, um barato... Arranhei um pouco de francês e conseguimos ao menos comer!rss não passei vergonha dessa vez!kkk Saindo so quiosque fomos em busca do metrô e logo encontramos um casal (recém- casados) nítidamente brasileiros (camisa do Brasil) naturais do Rio foram super simpáticos e compartilharam um pouco do que sabiam e até nos orientaram no metrô. Eles estavam num tur e saindo de lá se não me engano iriam para Veneza, chique neh???
aproveito pra deixar um abração pra esse casal simpático, Mariana e Batata do Rio.

San Marino

San Marino, uma cidade linda, com castelos e muita história.
Fomos à San Marino para levar o Matteo, filho da tia Rosângela, para uma escolinha de futebol durante as férias do Juventus, ele e mas três amigos foram para o hotel San Giusepe e por lá ficaram uma semana se divertindo.
Aproveitamos a ida a San Marino para conhecer o comércio que fica dentro do castelo, um ótimo lugar para comprar perfumes, enfim comprei meu J'adore da Dior, os preços de lá são melhores do que dos duty free dos aeroportos que passamos. As cerâmicas também fazem sucesso e existem inúmeras lojas com bijouterias, souvenirs e uma lojinha com artigos de Natal que funciona o ano inteiro.
Lá provamos uma Piadina, um tipo de panqueca de salame e mussarela, bem gostosa.



Ao final vimos os guardas que cuidam do Castelo e aproveitamos para assistir uma apresentação dos artistas locais super interessante.
Na entrada da cidade existe um museu da aviação com vários modelos de aviões expostos as crianças ficam fascinadas. Um ótimo passeio , recomendo!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Florença - parte 2

Bom, além de história Florença tem muitas outras coisas interessantes!!!
Para as mulheres que gostam de umas comprinhas na época que fomos (verão -julho / agosto) as lojas estava com muitas promoções bastante compensadores mesmo sendo em euros, comprei uma calça jeans por 12 euros, de uma marca que, segundo minha tia que vive lá, é bem conhecida.
Além disso provamos uma granita (tipo de gelo batido com sabor de frutas).
Ahhh os quadros, na frente da catedral existem vários cambistas vendendo de tudo principalmente quadros pintados a mão com desenhos super lindos da cidade. Fiquei tentada e acabei comprando, dica: negociem! o primeiro saiu por 10 euros e o segundo por 5 euros....
A polícia apareceu bemmm na hora que estávamos comprando e descobri pela minha mais nova tia que é proibido vender e comprar também, sujeito a penalidades! a tia que já mora lá há mais de 20 anos soube contornar o problema, pra quem for lá fique atento!!! rs




Vale muito a pena subir na praça de Michelangelo lá no topo da cidade você tem uma vista panorâmica da cidade imperdível, não suba a pé, não vale a pena, o ônibus custa 2 euros aproximadamente e vale cada centavo!





Encontramos uma família Brasileira que já vive lá há anos e vendem lenços e gravatas...
Ahh encontrei uma bolsa super legal que dei de presente pra mamis, ela amou!
Bom , por hoje é só!até o próximo post onde vamos pra San Marino (onde acontecem os GP da Fórmula 1)...
bjos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Firence - Florença

" Ruas estreitas tomadas por lambretas e berço do Renascimento, tem palácios e monumentos em cada esquina. No século 15, era o centro do mundo, atraindo o talento de gente como Leonardo da Vinci, Donatello, Michelangelo,Galileu, Brunelleshi, Rafael.. Na Piazza della Signoria, uma réplica de Davi de Michelangelo, na Galeria degli  Uffizi, encontre Vênus de Botticelli, no Corredor Vasariano, uma passagem construida 1565 pelo arquiteto Giogio Vasari para os Medicis (Família de banqueiros e déspotas que financiou o Renascimento).Outro lugares imperdíveis : O Jardim Bóboli, a Ponte Vecchio sobre o rio Arno, a Catedral no alto do Duomo ". Fonte:Europa para Iniciados e Iniciantes
Para passar um dia conhecendo Florença acordamos bem cedo (5:40) e embarcamos no trem, foram cerca de 2 horas de Massa para lá...


A ida e volta custou aproximadamente 20 euros.
Chegando lá caminhamos pelas ruas estreitas e históricas tendo como ponto de partida a Il Duomo (Catedral de Santa Maria dei Fiori), projetada inicialmente em 1926, o Duomo foi na realidade obra de muitos arquitetos que enfrentavam enormes desafios técnicos para criar o que provavelmente seja a maior realização renascentista, a catedral ostenta uma enorme cúpula octogonal de Felipe Brunellechi (A maior do mundo quando foi construída e hoje símbolo por excelência de Florença), seu interior abriga o enorme afresco Juízo final, de Giorgio Vasari e Federico Zucarri, vitrais de Lorenzo Chiberte, e o grande relógio de Paolo Uccelo, na parede da entrada. A fachada de mármore vermelho, branco e verde foi um acréscimo feito no século XIX. Tem dois batistérios, com " As Portas do paraíso", célebres obras de bronze criadas por Ghiberti e o esguio campanário de Giotto, com vista para Florença renascentista no topo dos seus 414 degraus.


Caminhada em Massa

Fico tão empolgada qnd estou de férias que acordar cedo até deixa de ser uma tortura, acordamos (eu e tia Rosângela) 6:00 para fz caminhada pela orla da praia, mas a paisagem foi super compensadora...




Como curisosidade descobri duas coisas: Lá o sistema de coleta seletiva já existe mas nem todos são adeptos como não é obrigatória faz quem quer. A tia precisou colocar o lixo reciclável no carro e ir a uma lixeira com compartimentos para cada tipo de lixo, um pouco distante da sua casa.
Ahh outra coisa que achei interessante é a entrega dos pães, eles pagam mensalmente e o pão é entregue todas as manhãs em casa, o pão de lá nada tem a ver com o nosso francês ele é grande e tem uma massa bemmm consistente (Acabei esquecendo de tirar uma foto). O pão está presente em quase todas refeições.